sábado, 23 de março de 2013

[Favoritos do Momento] Cuidados de Rosto - Pele oleosa com tendência a acne

Hoje venho falar-vos dos produtos que utilizo diariamente sem falhas para cuidados do rosto.

Para vossa referência, a minha pele é oleosa sujeita a imperfeições e a acne. É também sensível, o que significa que tenho grande dificuldade em achar produtos que não me causem irritação e poros obstruídos. Cada vez que experimento um produto novo é sempre um grande risco, porque não sei como a minha pele vai reagir. Tenho optado sempre por produtos que indiquem ser livres de óleo e não comedogénicos, mas nem sempre é suficiente.



Estes são os produtos que tenho mantido na minha rotina ao longo dos últimos meses, e que têm demonstrado ser bastante benéficos. Tenho menos inflamações, menos poros obstruídos, menos pontos negros, e a minha pele está com um aspecto mais saudável e uniforme.

1 - Gel Purificante Fruity Energy GARNIER
Já utilizei uma embalagem até ao fim e voltei a comprar. Custa cerca de 6,50 € por 200ml. É eficaz a limpar a pele, tem ácido salicílico que ajuda a limpar em profundidade os poros e não resseca nem agride a pele. Também já experimentei o exfoliante da mesma linha e também não desiludiu. Aconselho vivamente. É actualmente o meu gel de limpeza de eleição. Além disso têm um cheiro maravilhoso, até dá gosto lavar a cara! :)

2 - Espuma em Gel Limpeza Deep Action T-Zone
É um gel antibacteriano, com tea tree, mel de manuka e ácido salicílico que limpa muito bem a pele e purifica. Por vezes seca mais a pele do que aquilo que gostaria, e nessas alturas só o utilizo à noite misturado com um bocadinho do gel da GARNIER para não ser tão agressivo. Mas como na maioria do tempo tenho a pele com muita oleosidade, é sempre o meu gel de limpeza de eleição. O Tea Tree é um poderoso antiséptico e antibacteriano natural, e é bastante eficaz no combate às borbulhas. É por isso mesmo que não o dispenso, mesmo que por vezes o tenha de usar mais moderadamente. Pode ser encontrado à venda no Continente por cerca de 6,50 € - 200ml.

3 - Tea Tree Oil da Dr. Organics
É um óleo biológico com 100% Tea Tree. É bastante concentrado e eficaz nas borbulhas. Ajuda a diminuir a inflamação, a secar e a cicatrizar a pele. Desinfecta a zona. Utilizo-o concentrado como tratamento localizado nas borbulhas, e diluo 5 a 6 gotas em 60ml de água mineral e utilizo como tónico. As borbulhas secam da noite para o dia, diminuem de tamanho e cicatrizam muito rápido. Como tónico noto que ajuda no controlo das inflamações e diminui bastante a oleosidade. Pode ser adquirido nas lojas Celeiro Dieta por cerca de 7 euros o frasquinho de 10ml. 

4 - Clinique Dramatically Different Moisturizing Gel
É um gel hidratante básico para peles mistas a oleosas. É incrível o quão dificil é achar um hidratante básico para este tipo de pele. Eu queria algo básico, que hidratasse sem ressecar a minha pele, mas ao mesmo tempo não incentivasse a produção de óleo. Aproveitando um desconto de 30% decidi adquirir este menino de 125ml por 35euros. Dada a quantidade, o preço até é bastante razoável, mais em conta que os da farmácia. Dura à vontade 6 meses com utilização constante. Absorve rapidamente, hidrata bastante a pele, mas controla a oleosidade ao mesmo tempo. Não me causou borbulhas ou qualquer tipo de reacção adversa. A minha pele melhorou imenso. Recomendadíssimo. 

5 - Óleo de Jojoba Biológico da Cattier
O óleo de jojoba é o óleo com propriedades mais próximas do óleo produzido pela pele, por isso pode ser utilizado por todos os tipos de pele sem problemas. Ajuda a hidratar e a reter a hidratação, condiciona a pele de forma natural, e é bem absorvido. É composto por aminoácidos, proteínas e uma substância semelhante ao colagénio. Contém ceramidas, omega 6, vitamina A, B1, B2, vitamina C, E e F.Tem efeito anti-inflamatório, ajuda com a vermelhidão, inflamações e regula a pele - seja ela seca ou oleosa. Nutre e hidrata e limpa os poros, regenera a pele - mais firmeza e elasticidade. Reduz e controla o aparecimento da acne, diminui a descamação da pele e remove borbulhas e pontos negros. A lógica de user um óleo na pele oleosa é que adicionar óleo (um óleo que seja seguro, nada de óleos minerais ou outros que sejam comedogénicos) a uma pele que só por si já o produz em excesso, faz com que a pele produza menos óleo, pois existe a indicação que já o produziu em quantidade suficiente. Desta forma, é incentivada a produzi-lo em menos quantidade. Costumo utilizá-lo juntando 2 a 3 gotas no gel da Clinique como hidratante de noite, e não posso recomendá-lo o suficiente. É mesmo fantástico, a minha pele melhorou imenso desde que comecei a utilizá-lo e já não o consigo dispensar.  Pode demorar mais um bocado a absorver completamente, mas passados 10 minutos não se nota pele oleosa. Aliás, de manhã acordo com a pele sequinha, sem oleosidade, mas bastante macia e hidratada. Não o utilizei durante umas semanas por estar a utilizar um creme da Garnier com Vitamina C e não podia arrepender-me mais, a minha pele ficou um caos. Quando retomei a sua utilização, a minha pele recuperou imenso apenas num espaço de uma semana - menos poros obstruídos, menos inflamações, menos pontos negros. 50 ml deste produto custa à volta de 7 euros nas lojas Celeiro Dieta e um frasquinho dura à vontade uns 4 a 6 meses.

6 - Argila Verde Le Petit Olivier
Utilizo como máscara uma vez por semana. A argila verde é bastante recomendada para pele oleosa e acneica. Limpa a pele, melhora a circulação e reduz a oleosidade. Este frasco custou-me cerca de 5 euros e traz 300gramas!

7 - Exfoliante Normaderm da Vichy
É recomendado exfoliar a pele algumas vezes por semana, para remover as células mortas, evitar poros obstruídos e ajudar na renovação da pele. Utilizo este exfoliante 2 a 3 vezes por semana. É suave, não irrita a pele nem a resseca. Custou-me 9 euros numa promoção, e traz 125 ml.

8 - Azeite Virgem Extra
Pode ser surpresa para muita gente, mas sim, utilizo mesmo azeite na minha pele. O azeite, mais concretamente o Azeite Virgem Extra é um produto natural e bastante benéfico para a pele. As suas moléculas são maiores que os poros da pele, pelo que é considerado não comedogénico. Não me causa nenhum transtorno, não obstruí os poros nem me torna a pele mais oleosa, antes pelo contrário. Utilizo-o como desmaquilhante, quer para os olhos, quer para o rosto. Apenas tenho o cuidado de escolher um que seja Virgem Extra, e se for biológico melhor, pois tem todas as propriedades naturais do azeite.
O método de limpeza da pele através do azeite é bastante afamado na internet, e eu rendi-me. Além de retirar completamente toda a maquilhagem, mesmo a que seja à prova de água e até a base da Revlon, a Colorstay, que é bastante complicada de retirar completamente da pele, ajuda a renovar a pele, reduz manchas e pontos negros, retira as impurezas da pele, e desobstrui os poros. No fundo é como tratar as impurezas com uma substância semelhante, pois um óleo dilui os seus semelhantes. Acho que faz todo o sentido, e também não dispenso este produto na minha rotina. Assim tenho a certeza que tiro toda a maquilhagem antes do meu gel de limpeza. Por ser um óleo dissolve toda a maquilhagem e retira-a da pele, juntamente com as restantes impurezas e excesso de oleosidade.
Além de uma embalagem durar horrores, comprei um pequeno doseador nos chineses, e coloquei lá o azeite, para não andar com a garrafa no meu quarto e wc :) Coloco uma dose nas mãos e retiro a maquilhagem dos olhos, passo uma toalhita para retirar todo o produto e sai sem dificuldade. Coloco outra dose (ou duas) nas mãos, esfrego e passo por toda a cara, fazendo uma massagem cuidadosa e de forma suave. Depois retiro com um papel ou com uma toalhita desmaquilhante.
A minha pele fica suave, limpa e tenho notado uma diminuição drástica das imperfeições, principalmente dos meus pontos negros, e isso comprova-se com utilização regular.

Espero que este post vos tenha sido de alguma forma útil! :)

5 comentários:

  1. já experimentas te o tzone? será que poes fazer review detalhada com lista de ingredientes e isso? obg :)

    ResponderEliminar
  2. Sim, utilizo-o todos os dias à noite e gosto dele. Brevemente faço review :) xx

    ResponderEliminar
  3. Olá :)

    Ando desesperada com isto das borbulhinhas e pontos negros e "tropeçei" aqui no teu blog e adorei este post!

    Pesquisei sobre muitos produtos e fiquei indecisa entre o Gel Purificante Fruity Energy da Garnier (indecisa no hidratante) e entre uma gama da Essence (Pure Skin)! Não tenho tido muitos resultados com anteriores experiências e queria saber se me podias dar uns conselhos ihihi.

    Obrigado :D

    ResponderEliminar
  4. Olá! Bem vinda :)

    Sei bem o que é andar eternamente a testar produtos que depois acabam por não funcionar como queremos. Infelizmente nem tudo funciona como a embalagem diz e acabar com os pontos negros (principalmente) é extremamente difícil..

    Em relação à limpeza de pele com um gel, deves ter em atenção se contém ácido salicilico ou outro componente que limpe os poros em profundidade e ajude com as borbulhas e pontos negros. Mas não estejas à espera que eles desapareçam. Para isso, tens mesmo de apostar noutros tratamentos com maior concentração, porque num gel de limpeza estes ingredientes não são em concentração suficiente para fazer maravilhas, além disso estás apenas a lavar a cara, ou seja, o produto não tem tempo de actuação suficiente para ser totalmente eficaz.

    O que deves procurar num gel de limpeza é: ser adequado ao teu tipo de pele, não ressecar demasiado a pele (se sentires a pele a repuxar é porque o gel estar a retirar todos os óleos naturais da tua pele, e isso faz com que haja maior produção de óleo para compensar a perda) e retirar completamente toda a sujidade e maquilhagem.

    Em relação aos dois que apontaste, o da Essence já o experimentei em tempos, e lembro-me que gostei, mas não voltei a comprar simplesmente porque é difícil de o encontrar na zona onde vivo. É mais aguado que o da Garnier, e diz que só deve ser utilizado uma vez por dia, o que significa que limpa mesmo a pele (é mais forte). Tem também agentes anti bacterianos, o que é sempre bom para controlar as borbulhas. Não te aconselho o 4 em 1 da Essence, não limpa muito bem, e parece que deixa a pele com um residuo que a deixa macia, mas que não dá aquela sensação de estar completamente limpa. é esquisito...

    O da Garnier é sem duvida alguma o meu preferido de todos, tal como referi no post. Limpa muito bem, mas nunca me secou a pele... Se tens a pele mais para o sensivel aconselho-te sme duvida alguma o da Garnier, tem um cheiro mt mais suave, e não seca a pele.

    Um produto muito bom para borbulhas e pontos negros, e que é bastante eficaz é o Effaclar Duo da La Roche Posay. Vale mesmo a pena... É um tratamento que aplicas na pele e deixas actuar durante a noite (também podes usar durante o dia). Notei bastante diferença nos pontos negros e no tamanho dos poros.

    Brevemente vou fazer review dele e de outro tratamento que estou a utilizar da Avene. Foram de facto os produtos que mais diferença fizeram nesse aspecto.

    Espero ter ajudado de alguma forma. :)

    Beijinhos **

    ResponderEliminar