segunda-feira, 13 de maio de 2013

[Review] Base Revlon Colorstay Pele Normal/Seca em pele oleosa??! - A minha experiência

Escolher a Revlon Colorstay com a fórmula Pele Normal/Seca para utilizar em pele oleosa parece ser completamente descabido, mas passei a considerar a hipótese após ver o vídeo de uma guru australiana no Youtube:

A Jodi fez uma review a comparar a nova fórmula Time Release da Revlon Colorstay, entre a de peles oleosas e a de peles normais a secas. Aparentemente esta nova fórmula (e com uma embalagem com doseador/pump - sim, isso mesmo!) encontra-se ainda apenas disponível na Austrália, mas apesar disso fez-me pensar relativamente à escolha entre as duas formulas para cada tipo de pele.

Isto porque entretanto a minha pele tem estado menos oleosa e ao mesmo tempo tenho achado a minha Revlon Colorstay para peles mistas/oleosas muito evidente na pele - a pele fica com um aspecto demasiado matificado e pouco uniforme, o que se torna artificial. Felizmente esse aspecto passa com 2/3 horas de uso, mas mesmo assim não fico totalmente satisfeita com o acabamento. A minha pele tem tido algumas partes mais secas, com pele a escamar, e esta base evidencia isso, principalmente depois de umas horas de uso. Para além disso, quem tem a pele mais texturizada o efeito mate das bases evidencia demasiado a textura da pele principalmente em determinadas luzes, como é o caso da luz branca. Tenho de ter muito cuidado com a quantidade e forma de aplicação, porque um pequeno erro resulta em efeito máscara. Mantenho a opinião de que esta base é das minhas preferidas e é das melhores no mercado para pele oleosa, porque controla muito bem a oleosidade e dura todo o dia e definitivamente recomendaria a pessoas que têm os mesmos problemas de pele como eu, e como tal têm alguma dificuldade em achar bases de longa duração e que tenham boa cobertura. Mas gosto muito mais dela na pele quando a oleosidade começa a transparecer ligeiramente, porque fica mais natural... Por isso, apesar de ter terminado o meu primeiro frasco, nas últimas utilizações não me deixou totalmente satisfeita por causa do acabamento. (apesar de mais recentemente ter descoberto que a aplicação com os dedos dá um efeito bastante natural e uniforme - talvez seja pela menor quantidade e pelo facto dos dedos aquecerem o produto - seca mais rápido e não fica com um acabamento tão "pegajoso", por isso p/ a versão pele oleosas aconselho sem dúvida a experimentarem a aplicação com os dedos)

Como sempre, pus-me então a pesquisar na internet, mais especificamente no site MakeupAlley, um site de reviews ao qual recorro frequentemente, porque dá-me logo a ideia de como o produto funciona para pessoas com o mesmo tipo de pele e que procuram o mesmo que eu. Neste site é possível ver as reviews e perceber que tipo de pele e características tem a pessoa que está a comentar o produto. Acedi então ao site, procurei pela base na fórmula para pele normal/seca e filtrei os comentários para aparecer apenas quem tinha pele oleosa, muito oleosa e acneica. Fiquei bastante surpreendida porque a grande maioria dizia que esta fórmula funcionava melhor para a pele delas comparativamente à de peles mistas/oleosas, e que não havia grande diferença quanto ao controlo de oleosidade e duração na pele, além de que era mais fácil de espalhar e ficava com um aspecto mais natural. Esta fórmula também é livre de óleo, não obstruí os poros e não contém álcool. Parece muito bem não? 

Ok, fiquei convencida, ainda mais porque após três meses voltei a utilizar a minha Bourjois Healthy Mix e "apaixonei-me" (novamente)  pelo acabamento natural e com efeito "segunda pele". Pareceu funcionar bem com o estado actual da minha pele: pouca oleosidade durante o dia. Como a Healthy Mix não dura tanto na pele como gostaria, e com o calor tende a deixar a minha pele mais oleosa, optei por arriscar então na Colorstay para pele normal/seca para testar.

Procurei no Ebay e encomendei-a na cor Buff por 11,18 € e também na cor 180 Sand Beige por 14,60 € a 2 vendedores sedeados no Reino Unido. Optei por estes dois tons pois na altura ainda não sabia qual deles de iria adequar melhor. A Buff da peles mistas/oleosas é definitivamente muito clara para mim porque fico com aparência muito branquinha e pouco natural, mas a fórmula para peles normais/secas na cor Buff é diferente (ligeiramente mais escura e mais neutra que a Buff peles oleosas) e adequa-se melhor por isso. Depois fiquei com receio da 180 ser demasiado escura mas queria perceber qual delas se adaptaria melhor.
Actualmente tenho misturado as duas (solução ideal, até porque não quero desperdiçar produto), e caso fique mais morena no verão utilizo a 180.

 (a da esquerda tem a etiqueta descolada porque descolei-a para transferir o conteúdo para um frasco pump, e colei-a novamente para tirar foto :-/)


Depois de encomendar estes dois tons ainda me apercebi que a cor Nude, apesar de ser a cor 200 (supostamente um tom acima da 180), em termos de tom dizem ficar entre a 150 e a 180, mas tem um subtom pêssego. Talvez até se adeque ao meu tom de pele actual, e quando for fazer a reposição talvez opte por este tom para experimentar...embora tenha receio que seja demasiado rosada :-/

Comparação com a fórmula Peles Mistas/Oleosas - Cor 150 Buff

>> Cor
A fórmula para peles normais a secas (N/S) na cor Buff tem uma cor mais neutra e ligeiramente mais escura que a fórmula para peles mistas a oleosas (M/O), enquanto que esta última é puro subtom amarelado e bastante clarinha. O facto de ser um bocadinho mais escura, faz com que se adapte melhor ao meu tom, e não me deixe tanto com cara de fantasminha, ao contrário da M/O. Misturada com um bocadinho da 180 (subtom amarelo) fica perfeita. :) Também já experimentei a 180 sozinha e consigo usá-la, mas é um bocadinho escura demais e isso torna-se evidente durante o dia. Se tivesse de escolher uma entre as duas, escolheria a 150. Apesar de ser um nadinha mais clara, acaba por funcionar melhor e ficar mais natural, e é uma questão de esfumar bem inclusive no pescoço e acrescentar pó bronzeador no final. Uma cor demasiado escura torna-se sempre mais artificial, mais evidente e mais difícil de disfarçar...
Como ainda tinha uma embalagem da cor 180 na versão M/O novinha, tenho misturado essa com a 150 da versão N/S. Assim não desperdiço produto e aproveito o melhor das duas: a cobertura, duração e controlo de oleosidade da versão M/O, e a facilidade de aplicação e acabamento da versão N/S. A cor também fica perfeita.

>> Cheiro
O cheiro é menos intenso. Tem um cheiro agradável (na minha opinião), mas é bastante ligeiro, nem se nota na aplicação. É bastante mais neutro que o cheiro da M/O, sem dúvida alguma.

>> Consistência
Tem uma consistência mais líquida, menos espessa. Espalha-se super bem, embora demore um bocadinho mais a secar. Funde-se facilmente com a pele, principalmente se acertarmos no nosso tom (faz toda a diferença!). Na minha opinião tem praticamente a mesma consistência que a Healthy Mix.

>> Cobertura
Quanto a cobertura depende: da aplicação, do nº de camadas, da quantidade. Constrói-se melhor a cobertura, é difícil errar com a quantidade e é também mais difícil ficar artificial e com aspecto de "estuque" (a não ser, claro, se aplicarmos em quantidade exagerada). A cobertura é menos pesada que a versão M/O, mas igualmente boa.

>> Acabamento
Quanto ao acabamento também depende. Usando um creme matificante, o acabamento é mais mate, mas não demasiado - não tira o viço natural à pele ao contrário da versão M/O. Usando o meu creme para peles mistas (que é mais hidratante e tem protecção solar - portanto é mais espesso) o acabamento é mais natural e luminoso (não confundir com oleoso!). Se usar uma esponja húmida, o acabamento também vai ser mais luminoso, independentemente do tipo de hidratante utilizado. Funde-se muito bem com a pele. O acabamento não é tão luminoso quanto a Healthy Mix da Bourjois, é semi-mate.

É necessário utilizar pó (eu uso sempre) para finalizar, matificar e dar um toque completamente seco à pele (isto também acontecia com a fórmula M/O, mas o toque sem pó era mais "pegajoso").  Não fica com um aspecto empoeirado, nem artificial.

A pele fica macia e seca ao toque durante todo o dia.
Não evidencia as partes mais desidratadas da pele, nem sequer com muitas horas de uso.

Tem pequeníssimas partículas de glitter. Eu fiquei espantada quando vi isto num blog, porque ninguém fala disso, mas olhei a embalagem de diferentes ângulos e de facto tem. E ninguém fala disso porque nem sequer se notam na pele... nada mesmo. E eu não suportaria usar uma base no dia-a-dia com glitter... portanto neste aspecto é sem medo... ;) Provavelmente são um dos contributos para a luminosidade natural e subtil que caracteriza esta fórmula...

>> Controlo de Oleosidade
Para uma base que é própria para peles normais a secas, afirmo que o controlo de oleosidade é muito bom. É claro que é menor que a versão M/O, mas nem sequer me importo com isso.
Segundo a Elisa Eldrige, uma maquilhadora profissional inglesa de renome que tem também um canal no youtube, uma base que controle a oleosidade por 4 horas é considerada muito boa nesse aspecto. Isto porque se uma base der 0 (zero) brilhos durante todo o dia (digamos por 12 a 16 horas) numa pele normalmente oleosa, isso iria significar que está a bloquear os nossos poros e a impedir a oleosidade de transparecer, que é um processo natural à nossa pele. Mais uma vez aqui refiro que o que deverá exercer esse controlo de oleosidade serão sobretudo os nossos cuidados de rosto. É claro que a maquilhagem deve ser adequada e pode ajudar um bocadinho, mas não deve ser utilizada por si só para esse fim... Usando os produtos adequados conseguimos resultados mais satisfatórios. :)
No meu caso dura 5 horas até começarem a aparecer os primeiros brilhos no nariz (que é a zona mais oleosa do meu rosto), mas não é nada de significativo, nem fico a escorrer óleo. Antes pelo contrário... Sinto-me confortável. Uso um daqueles papelinhos para retirar a oleosidade e fica óptima outra vez.
(Aqui importa referir que quando comecei a testar esta base andava a usar um antibiótico de aplicação tópica para a acne - Dalacin T -  que fez com que a minha pele ficasse mais oleosa. O que significa que após 5 horas a oleosidade começa a aparecer e não pára, deixando aquele toque "pegajoso" na pele até ao final do dia, que eu detesto. Não coloquei o Dalacin T numa noite e no dia seguinte, a oleosidade reapareceu após as tais 5 horas, mas apenas no nariz. O resto do rosto manteve-se impecável, e com toque seco e macio até ao final do dia. Portanto, para mim, o controlo de oleosidade foi ultrapassado com nota positiva. )

>> Duração
A duração é muito boa, quase tão boa como a versão M/O. É claro que em dias mais quentes, em que estamos sujeitas a uma maior oleosidade, a duração não vai ser tanta, mas é a melhor que já experimentei a seguir à versão M/O. A pele mantém-se com bom aspecto e uniforme até ao final do dia.. Não fica com partes manchadas ou ressecadas, não evidencia partes mais secas da pele, nem acumula. A pele mantém-se com aspecto natural, ao contrário do que verifiquei com a versão M/O. Esta última durava mais tempo e sem oleosidade, mas começava a ressecar a pele e a evidenciar partes secas, dando um aspecto descuidado e pouco natural.

>> Protecção Solar
Tem protecção solar factor 15. Embora seja um bocado elevado, muitas pessoas dizem não influenciar as fotografias com flash. SPF15 é também o mínimo recomendado para utilização no dia-a-dia.

>> Outras observações
Não me causa qualquer tipo de borbulhas, é oil free e não tem álcool na composição.

Opinião Final

Embora tenha menor controlo de oleosidade (mas nada de muito significativo), em termos de acabamento, aplicação e aspecto na pele prefiro a versão N/S. Não resseca a pele, não tem álcool, tem um acabamento semi-mate que dá um aspecto mais natural. O controlo de oleosidade é muito bom tendo em conta que não é uma fórmula própria para peles mistas a oleosas, funciona bastante bem na minha pele.

Funde-se com a pele e não tira o viço natural. Não fica com aspecto artificial. Espalha-se muito bem e tem a cobertura necessária para as minhas imperfeições (manchas, borbulhas, pontos negros, vermelhidão). A cobertura pode construir-se por camadas nas zonas do rosto com maior necessidade disso,  com pouca probabilidade de efeito "estuque".

No final do dia, não tenho partes do rosto ressecadas ou manchadas como acontecia com a versão M/O. Isso tornava-a evidente na pele, e com esta isso não acontece. A pele mantém-se com bom aspecto e com a maioria das imperfeições disfarçadas.

Entretanto, após esta experiência voltei a utilizar a versão M/O e não tive qualquer dúvida que a minha preferida é a versão para Peles Normais a Secas :)

NOTA: esta é apenas a minha sincera opinião. O que funciona para mim pode não funcionar com toda a gente... Apenas descrevi a minha experiência e limitei-me a comparar estas duas versões. Quase meio mundo utiliza a versão para peles mistas a oleosas e adora. E até há bem pouco tempo compreendia o alarido à volta desta base. É das melhores bases mate no mercado específica para pele oleosa, quer em termos de cobertura, quer em termos de duração. E provavelmente essas pessoas conseguem um acabamento mais natural com esta mesma base... eu já tentei variadíssimas aplicações e cheguei à minha conclusão.

De facto prefiro bases com acabamento mais natural pois tenho a pele bastante texturizada e infelizmente qualquer base mais mate evidencia isso. Este post serve apenas para as pessoas que acham a versão M/O demasiado mate e artificial considerarem uma alternativa igualmente viável e que se adapta a peles mistas a oleosas (talvez não se adeqúe a peles extremamente oleosas).

Fica a dica ;) xx


[








2 comentários:

  1. Melhor resenha que encontrei sobre a diferença entre as duas! Me ajudou muito a decidir! Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada! que bom receber feedback positivo :)

    ResponderEliminar