sábado, 9 de abril de 2016

Review - O Campeão Anti Oleosidade: Primer Becca Ever-Matte Poreless Priming Perfector

Apresento-vos o verdadeiro campeão do controlo da oleosidade, de sempre.



Depois de anos e anos de pesquisa e uma "modesta quantia" gasta em produtos matificantes sem sucesso, finalmente encontro aquele que corresponde a todas as minhas expectativas e que já não consigo viver sem...

Ingredientes:
Water, Magnesium Aluminum Silicate, Propylene Glycol, Phenoxyethanol, Methylparaben, Propylparaben, Butylene Glycol, Enantia Chlorantha Bark Extract, Oleanolic Acid.

A fórmula foi uma das primeiras coisas que me chamou a atenção neste produto. Não tem óleos nem silicones, o que significa que não tem aquela textura escorregadia típica dos primers de silicone, que me deixam com a sensação de que se tem "algo" na pele e que a tornam oleosa em menos de três tempos. 

O ingrediente que me chamou mais a atenção foi o Magnesium Aluminum Silicate.

Quem sofre de pele oleosa certamente já ouviu falar do Leite de Magnésia da Phillips. O hidróxido de magnésio presente na formulação deste produto absorve a humidade, e quem diz humidade diz excesso de óleo. Milhares de pessoas com pele oleosa conseguiram um verdadeiro milagre anti-oleosidade com a sua utilização, e por isso é tão recomendado na internet.
Apesar de muitas pessoas o utilizarem regularmente sem problemas, não é um produto próprio para aplicar na pele, e por isso a sua utilização também é bastante criticada. O seu PH situa-se entre 10 e 11, enquanto o da pele é de aproximadamente 5, o que significa que a sua aplicação regular prejudica a barreira lipídica e as defesas naturais da pele, causando problemas com bactérias, acne, dermatite de contacto, entre outros.

O Magnesium Aluminum Silicate utilizado nos cosméticos funciona de forma semelhante. É uma espécie de "argila" que absorve o excesso de humidade. 

Por serem ingredientes com funções tão semelhantes, achei que este primer seria com certeza algo que valesse a pena experimentar.



Porque o comprei:
Desde a puberdade que tenho a pele extremamente oleosa e acneica. O acne ficou praticamente resolvido com um tratamento de Isotretinoína que documentei no meu outro blog. Era suposto o tratamento secar a pele ao extremo, mas na verdade fiquei com a pele normal a seca. Bastava usar um hidratante mais especifico para sentir a pele mais confortável. Nada de oleosidade, nada de pele brilhante... 

Dois meses depois de terminar o tratamento, a oleosidade voltou praticamente ao nível de antes, para minha grande infelicidade.

Cerca de 1 a 2 horas depois de aplicar os produtos de rosto e maquilhagem de manhã, os primeiros sinais de oleosidade começam a aparecer. Sinto a pele oleosa ao toque e os brilhos são notórios, em especial na zona T. A partir daí, de hora a hora tenho de pressionar um papel absorvente para absorver o excesso de oleosidade. Não reaplico qualquer maquilhagem porque não gosto de empilhar produtos em cima de óleo, acho que só piora o resultado e o aspecto da pele. Resumindo, tenho de estar sempre com a preocupação de retirar o excesso de oleosidade, e mesmo assim estou constantemente consciente do aspecto oleoso e brilhante da minha pele. :( Esta situação acaba por afectar a minha autoestima, quer no ambiente de trabalho, quer entre amigos.. 

Até agora, nestes 14 anos de pele oleosa, nenhum produto controlou eficientemente a produção de oleosidade na minha pele... todos os produtos que experimentei neste campo simplesmente limitaram-se a não estimular a produção de óleo, o que já é alguma coisa, mas não o que procuro! Para isso tenho os restantes cuidados de rosto: limpeza, tonificação, hidratação...




Aplicação:
- O que a marca aconselha: "Pode ser usado antes ou depois da base. Para aplicar, aqueça uma pequena quantidade nas mãos e pressione nas áreas específicas do rosto que precisam do controlo de oleosidade, como a zona T. Deixei o produto secar antes de proceder com a aplicação de maquilhagem. Para retoques durante o dia, aqueça o produto nas mãos e aplique nas zonas oleosas por cima da maquilhagem."

Este não é de todo um primer comum, principalmente na forma de aplicar. Convém seguirmos as instruções da embalagem à risca, caso contrário além de não funcionar pode ficar com um aspecto bastante estranho na pele. Das revisões que tenho lido, e da minha própria experiência, posso dizer que não funciona da mesma forma para toda a gente, e pode até nem combinar com alguns produtos que apliquemos antes ou depois. Aconselho a experimentarem de várias formas até encontrarem a combinação de produtos e forma ideal de aplicação, que produza os melhores resultados para o vosso caso.

Depois de algumas utilizações, consegui encontrar os métodos de aplicação que dão o efeito pretendido. Apesar de estar um pouco céptica à utilização de um primer por cima da maquilhagem, vi-me obrigada a experimentá-lo depois de não conseguir o tal efeito matificante prometido. 

- A minha aplicação:

Método 1: Depois de finalizada a maquilhagem com pó, retiro uma quantidade mínima (menos é mais) do tubo e aqueço o produto entre os dedos até formar um liquido aquoso. Depois pressiono o produto com os dedos, começando no nariz e depois nas zonas ao lado do nariz. Repito o processo para a zona da testa. 
Quando utilizo base em pó, aplico primeiro uma fina camada de pó finalizador na zona T antes de aplicar o primer. Depois do primer secar, aplico a base em pó. Este método não funciona com todos os pós. Os pós compactos são os mais indicados. De todas as técnicas que experimentei esta é de longe a mais eficaz a controlar a oleosidade, principalmente no Verão, sendo que as bases mais indicadas são as de textura mais fluida, com acabamento semi mate.
Quando, por falta de cuidado ou excesso de quantidade aplicada, a pele fica com um aspecto esbranquiçado e seco, molho a minha Beauty Blender (pode ser com água termal) e pressiono na pele.

Método 2: Outro método de aplicação que funciona para mim é a aplicação com um pincel pequeno com movimentos circulares (utilizo o Setting Brush da Real Techniques), zona por zona com pequena quantidade de cada vez.

Método 3: O método que embora não tenha um efeito anti oleosidade tão bom, deixa a pele com aspecto muito uniforme e com os poros disfarçados, é a utilização massajando rapidamente nas zonas que pretendo matificar, sem utilizar hidratante. Este método funciona especialmente bem com bases com acabamento mais seco.
Notas Adicionais:
*Com as utilizações fui-me apercebendo da quantidade ideal necessária para o efeito pretendido. Usar demasiado produto ou empilhá-lo com várias camadas pode deixá-lo com um aspecto marcado e esbranquiçado.  
*A aplicação deve ser feita por zonas, de forma rápida, limpando os dedos entre aplicações, porque o produto seca muito rápido e tem tendência a acumular se usado em demasia. 
*Não recomendo para peles normais e muito menos secas, pois é bastante matificante e evidencia pele a escamar. 
*Deve ser aplicado exclusivamente nas zonas oleosas, e não no rosto todo.  
*Após a aplicação sente-se a pele a repuxar. É um efeito normal, mas temporário. 
*Com a sua utilização regular pode haver tendência para desidratar a pele. Aconselha-se, por isso, a utilização de um bom hidratante antes (opcional) e à noite para repor os níveis de hidratação da pele. [quando comecei a utilizar o Sérum C-Vit da Sesderma à noite (review completa aqui) deixei de sentir o efeito de pele desidratada e a repuxar.] 
*Utilizo este produto diariamente há cerca de 10 meses sem qualquer problema de irritação ou acne. 
*É possível que após o exercício físico o primer reaja com a transpiração, formando com a base uma "pasta" na superfície da pele, principalmente quando a aplicação é feita por cima da maquilhagem. Certifiquem-se que limpam a pele antes ou depois do exercício, para não passarem vergonhas ;)
Performance:
- Consigo ultrapassar um dia inteiro no trabalho apenas com um "retoque" para absorver um eventual excesso de oleosidade. Por vezes passo o dia inteiro sem necessidade de o fazer.
- A oleosidade/brilho que surgem durante o dia são mínimos e não me deixam incomodada.
- Os efeitos anti oleosidade dependem muito da combinação de produtos que utilizo, e também do método de aplicação.
- Os poros ficam mais disfarçados e a maquilhagem dura mais tempo.
- Este primer não funciona com todas as bases, mas felizmente funciona na perfeição com as minhas preferidas: EX Invisiwear e Bourjois Healthy Mix Serum. Também funciona muito bem com o bb cream Missha M Perfect Cover. Fiquei com a ideia que funciona melhor com bases semi-mate, hidratantes e/ou de textura mais fluída, e não tanto com bases mais espessas e de textura e acabamento mais seco/mate (como é o caso da Air Mat da Bourjois, por exemplo).

Se como eu, sofrem com a pele oleosa, é definitivamente um produto a experimentar! 

Caso queiram experimentar, mas têm receio que não funcione com a vossa pele, podem optar pelo travel size, à venda no ebay. Comprei o meu por cerca de 16 euros (14ml), que durou quase 3 meses. Infelizmente o vendedor já não tem em stock.


Sem comentários:

Enviar um comentário